Projetos das Turmas

            Trabalhar com projetos na Educação Infantil é de fundamental importância, pois ele possibilita aos alunos e professores a investigação, o estudo, a pesquisa, o questionamento, a reflexão, a resolução de problemas ou dúvidas. Dessa forma, a “pedagogia de projetos é uma possibilidade interessante em termos de organização pedagógica porque, entre outros fatores, contempla uma visão multifacetada dos conhecimentos e das informações” (BARBOSA; HORN, 2008, p. 53).

 

2010

 

 

Piá 2 - "Clifford - O cão vermelho"


FAIXA ETÁRIA: 1 a 2 anos
PROFESSORAS: Priscila Ploia e Priscila Mentz

JUSTIFICATIVA: O grupo de Piá 2 deste ano demonstrou grande interesse em ouvir histórias e representá-las através da brincadeira com fantoches. Para cultivar este interesse selecionamos uma coleção de livros de um desenho conhecido das crianças, o cachorro Clifford. As histórias também serão um estímulo para o desenvolvimento de noções matemáticas. Acreditamos que as histórias podem proporcionar uma aprendizagem significativa e de forma lúdica, adequada aos objetivos desta faixa etária.

Veja a Foto Ampliada  Escola de Escola de Educação Infantil Piazito - Menino Deus - Porto Alegre - RS

Veja a Foto Ampliada  Escola de Escola de Educação Infantil Piazito - Menino Deus - Porto Alegre - RS

Veja a Foto Ampliada  Escola de Escola de Educação Infantil Piazito - Menino Deus - Porto Alegre - RS

 

Piá 2 -

Música: “PASSARINHO, Que Som é esse?”...


FAIXA ETÁRIA: 1 a 2 anos
PROFESSORAS: Raquel

Justificativa: Escolhemos este tema porque o grupo demonstra  diariamente interesse em ouvir músicas em CDs, DVDs, rodas cantadas e participam motivados das aulas de música com o professor Bob.
Em geral as crianças dessa faixa etária apresentam curiosidade em relação aos diferentes sons que as rodeiam: os instrumentos musicais, a voz humana, os meios de transporte e os sons da natureza... Tentando  reconhecê-los e imitá-los.  Nosso objetivo como educadoras é favorecer novas   aprendizagens quanto a linguagem, a  afetividade e a sociabilidade. 

“Mesmo muito pequenas, as crianças conhecem músicas, trazendo para escola aquilo que aprendem com seus pais ou assistiram na televisão. As manifestações de alegria, como sorrir, bater palmas, movimentar o corpo, balançar os braços, gritar...são aprendidas e reproduzidas pelas crianças. Considerando que se divertir é  uma manifestação cultural – povos diferentes riem de coisas diferentes.”  

(CRAIDY Carmem, KAERCHER Gládis, 2001, p.127)

Veja a Foto Ampliada  Escola de Escola de Educação Infantil Piazito - Menino Deus - Porto Alegre - RS

 

Piá 3 - “No mundo da Imaginação”


FAIXA ETÁRIA: 2 a 3 anos
PROFESSORA: Belmiria Cabreira

JUSTIFICATIVA:

O tema foi escolhido pelas educadoras por observarem o interesse da turma em ouvir e contar histórias, e pelos livros. Tamanho é o gosto pelas histórias, que diversas vezes a contação de história é uma atividade que une o grupo, no sentido da concentração, da maioria ficar atento, ouvindo a história ser contada, este também é um momento que precisa ser prazeroso e significativo para as crianças, favorecendo a imaginação. O que resulta muitas vezes, de contarmos e recontarmos a mesma história diversas vezes.
Sendo assim, a literatura possibilita principalmente para as crianças desenvolver a imaginação, a fantasia e a criatividade, tornando a leitura um momento importante, permitindo-lhes recriar a realidade. De algum modo a literatura aparece á criança como um jogo, uma fantasia muito próxima ao real, uma manifestação do sentir e do saber, o que permite a ela inventar, renovar e discordar.

(SMOLE; CÂNDIDO; STANCANELLI, 1999, p.11).


Veja a Foto Ampliada  Escola de Escola de Educação Infantil Piazito - Menino Deus - Porto Alegre - RS

 

Piá 4 - “Viajando pelo Espaço”


FAIXA ETÁRIA: 3 a 4 anos
PROFESSORA: Fernanda Guimarães

JUSTIFICATIVA:

O projeto “Viajando pelo Espaço” surgiu do interesse das crianças de descobrir aspectos sobre os planetas, astronautas e telescópios.
Diante às dúvidas das crianças, as educadoras resolveram abordar curiosidades sobre os planetas, a lua, o sol, como o homem viaja pelo espaço, a força da gravidade, as estrelas, entre outros.

 


Veja a Foto Ampliada  Escola de Escola de Educação Infantil Piazito - Menino Deus - Porto Alegre - RS

 

Piá 4 - “Eu e Meu Corpo”


FAIXA ETÁRIA: 3 a 4 anos
PROFESSORA: Paula Ody


Veja a Foto Ampliada  Escola de Escola de Educação Infantil Piazito - Menino Deus - Porto Alegre - RS

 

Piá 4 - “Dinossauros”


FAIXA ETÁRIA: 3 a 4 anos
PROFESSORA: Adriana da Costa

JUSTIFICATIVA: O projeto foi escolhido pelas crianças durante uma roda de conversa em que as questionei sobre o que gostariam de estudar no novo projeto. Logo de início expressaram a vontade de saber mais sobre dinossauros e borboletas. Após conversarmos sobre outras possibilidades de projeto, fiz uma votação e a maioria das crianças optou pelo projeto sobre dinossauros.



Veja a Foto Ampliada  Escola de Escola de Educação Infantil Piazito - Menino Deus - Porto Alegre - RS

Veja a Foto Ampliada  Escola de Escola de Educação Infantil Piazito - Menino Deus - Porto Alegre - RS

Veja a Foto Ampliada  Escola de Escola de Educação Infantil Piazito - Menino Deus - Porto Alegre - RS

 

Piá 6 - “ Lixo reciclado... Ambiente poupado!”


FAIXA ETÁRIA: 5 a 6 anos
PROFESSORA: Rita Carvalho

JUSTIFICATIVA: Reunidos na roda ao término de um projeto conversamos sobre qual seria nosso próximo tema de estudo. O assunto “LIXO” já tinha aparecido nas nossas rodas de conversa em outros momentos, e nesse dia voltou com toda força. Por unanimidade as crianças decidiram estudar sobre o lixo, pois demonstram estar preocupadas com o meio ambiente querendo saber como ajudar a cuidar da natureza.
“O lixo reutilizado e recriado carrega também uma mensagem psicologicamente construtiva: pois, de maneira simbólica ou por analogia, poderemos lidar internamente com o nosso “lixo” também, usando as partes que não nos agradam para dizer e fazer coisas, para fazer e para ser mais integralmente. Para as crianças, isso se dá de maneira menos pensada, mais inconsciente, e num movimento lúdico no qual a sucata é um “nada” que pode vir a ser um “tudo”.” (Machado, 1995, pp. 42-44).



Veja a Foto Ampliada  Escola de Escola de Educação Infantil Piazito - Menino Deus - Porto Alegre - RS

Veja a Foto Ampliada  Escola de Escola de Educação Infantil Piazito - Menino Deus - Porto Alegre - RS